terça-feira, 10 de maio de 2011

mamiferos /ciencias

           Tipos de animais mamiferos :
        
          
 cavalo

 

                            
                                              TUDO SOBRE MAMIFEROS
                    

  
            Os mamíferos formam o grupo mais evoluído e mais conhecido dos cordados. Nesta classe incluem-se as toupeiras, morcegos, roedores, gatos, macacos, baleias, cavalos, veados e muitos outros, o próprio Homem entre eles. Juntamente com os artópodes, dominam completamente os ambientes terrestres actuais, embora também tenham colonizado o ar e a água.
Panda vermelho, um pequeno animal em vias de extinção
Todos (com raras excepções) apresentam o corpo coberto de pêlos, alimentam as crias com leite produzido pelas glândulas mamárias (o que deu o nome à classe) e têm temperatura interna constante. 
Ornitorrinco, o único mamífero venenoso do mundo, entre muitas estranhas características
Os cuidados com a prole são os mais desenvolvidos do reino animal e atingem o seu clímax com a espécie humana. São, ainda, extremamente adaptáveis, modificando o seu comportamento de acordo com as condições do meio. Alguns grupos, principalmente primatas, formam sociedades muito complexas.
     


             Única dos mamíferos é a capacidade de brincar. Os jovens mamíferos aprendem quase tudo o que necessitam de saber para a sua vida adulta através de brincadeiras, onde as crias experimentam, entre si e com adultos, as técnicas de caça, luta e acasalamento. Estas brincadeiras estabelecem frequentemente uma hierarquia que se manterá na fase adulta, evitando conflitos potencialmente perigosos para os indivíduos.
              Os antepassados dos mamíferos foram um grupo de répteis designados terapsídeos. Estes animais eram pequenos carnívoros activos e viveram no período triássico (225 M.a. atrás). Além de importantes diferenças a nível do crânio, os terapsídeos desenvolveram um esqueleto mais leve e flexível, com os membros alinhados por baixo do corpo, tornando-os mais ágeis e rápidos. 
                A transição de réptil para mamífero terminou há cerca de 195 M.a., coincidindo com a ascensão dos dinossauros, ameaçando os recém-formados mamíferos de extinção. No entanto, a sua capacidade de controlar a temperatura interna talvez explique porque os mamíferos sobreviveram ao arrefecimento global do fim do Mezozóico. 

Um comentário: